Você sabia que Dieta pode fazer mal para a Saúde?
Você sabia que Dieta pode fazer mal para a Saúde?
A alimentação é uma necessidade humana vital.
O comportamento alimentar é um fenômeno complexo, envolve fatores orgânicos, psicológicos e sociais… ou seja, muito além do valor nutricional.
Não se come apenas por fome.
Nem toda fome é de alimentos.
Dieta não é para todo mundo. É importante antes de tudo avaliar o papel que a comida desempenha na vida da pessoa.
Um pouco complicado? Então multiplica por 10… Os transtornos alimentares, como Bulimia, Anorexia, Compulsão Alimentar, são mais complexos ainda, são uma somatória de fatores biológicos, genéticos, sociais, culturais e psicológicos…
Sabemos que as dietas pode aumentar em até 18 vezes a chance de alguém com predisposição a desenvolver Transtornos Alimentares.
Não são todos que fazem dieta que adoecem. Mas, dentre os que adoecem uma grande maioria iniciou o quadro com uma inofensiva dieta restritiva (para perder uns Kg nada de mais - contém ironia).
Toda dieta é ruim? Não. Quando bem indicada e bem conduzida pode ser excelente.
Reeducação alimentar é bom? Sempre.
Como não errar? Evitando promessas milagrosas de emagrecimento rápido, procurando auxílio além do Dr Google, procurando ajuda - não precisa ter vergonha, comparando métodos, pesquisando sobre eles, focando sempre em mudanças de estilo de vida - hábitos saudáveis.
#alimentacaosaudavel #saudemental #saudeemocional #psiquiatria #psicologia #nutrição #transtornoaalimentar #bulimia #anorexia #compulsaoalimentar #viverbem #vivermelhor #equilibrio
Depoimentos:
Matérias relacionadas:
Compulsão Alimentar
É o transtorno alimentar mais comum e pode causar muitos prejuízos quando não tratado. Compulsão alimentar não é apenas comer um pouco mais do que gostaria, são episódios frequentes de ingestão exagerada de alimentos associada a uma sensação de falta de controle.
Saiba maisAnorexia Nervosa
É o transtorno psiquiátrico de maior gravidade, com a maior taxa de mortalidade. Costuma iniciar na adolescência e início da fase adulta, é mais comum em mulheres, mas também pode ocorrer em homens.
Saiba mais