Você sabe a diferença entre psicólogo, psiquiatra e terapeuta?

Se por acaso você estiver com problemas relacionados a sua saúde emocional/ saúde mental e precisar procurar ajuda… Por onde começaria?
Qual profissional eu precisaria procurar?
Como saber qual é o profissional de saúde mais indicado para o meu caso?
Se você está se questionando e não sabe exatamente qual é a resposta correta, acalme-se, você não está sozinho.
Recebo questionamentos como esse a todo momento.
Ainda existe muita confusão com relação ao trabalho desses profissionais. Apesar de existirem algumas semelhanças, existem diferenças extremamente importantes.
Psicólogos e psiquiatras são profissionais de saúde habilitados para tratar de questões psíquicas e mentais. Terapeutas podem não ser profissionais da saúde, a formação profissional varia de acordo com o tipo de terapia.
Psiquiatras são médicos, além de tratar os transtornos mentais tem formação específica para tratar o corpo como um todo, e são capazes de diagnosticar doenças psiquiátricas e não psiquiátricas. Além de poder medicar o paciente quando necessário.
Psicólogos são graduados em psicologia e trabalham o comportamento e processos mentais, como emoções, sentimentos, razão e pensamentos. Através de conversas e técnicas psicoterápicas variadas.
O trabalho em equipe, sempre que possível, é preferível em Saúde Mental. O trabalho do Psiquiatra complementa o trabalho do Psicólogo e vice e versa…
Ainda não sabe qual profissional procurar?
Quando estiver em busca de autoconhecimento, de melhora do funcionamento e das relações sociais você pode procurar qualquer um dos 3 (mas tem alguns psiquiatras que não fazem psicoterapia - eu por exemplo!). Desde que pesquise antes sobre a formação dele e tenha boas referências.
Quando apresentar sinais de alerta como comportamento suicida (pensar em morrer, planejar ou tentar tirar a própria vida), tristeza persistente com prejuízo funcional importante, transtornos alimentares, sintomas psicóticos (achar que está sendo perseguido ou apresentar alguma alucinação), alteração da concentração/ do foco, uso indevido de alcool ou outras drogas, problemas relacionados ao sono ou mudanças de humor muito frequentes, comportamento de risco (que coloque em risco a si mesmo ou a terceiros)… Em qualquer um desses casos é importante procurar atendimento com um médico Psiquiatra.