TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
TOC - Transtorno Obsessivo-Compulsivo
O que é?
Trata-se de um transtorno psiquiátrico grave em que o indivíduo costuma apresentar pensamentos indesejados e recorrentes (obsessões) e comportamentos repetitivos/ rituais (compulsões) que são utilizados com o objetivo de reduzir a ansiedade causada por esses pensamentos intrusos. Essas alterações para o indivíduo são incontroláveis e persistentes, podem parecer absurdas e até mesmo ridículas, mas não estão sob o controle do indivíduo. O conteúdo do pensamento é extremamente variável, pode estar relacionado à obsessão por contaminação, nesses casos normalmente é associada a compulsão por lavagem/ limpeza, ou ainda obsessão por conteúdo sexual, agressivo e religioso que pode estar acompanhada de compulsões de checagem, ou ainda obsessões e compulsões relacionadas à organização, simetria, colecionismo e acumulação. Em alguns casos pode não estar claro os pensamentos obsessivos e haver presença de compulsões.
O TOC resulta em sofrimento e em redução da qualidade de vida para o paciente e para a família!
Acredita-se que a vergonha e o constrangimento associados aos sintomas obsessivos/ compulsivos somados ao desconhecimento dos clínico quanto ao diagnóstico atrasem o início do tratamento!! Em média o tempo desde o aparecimento dos sintomas até a instituição terapêutica adequada é de 17 anos!
O TOC comumente se desenvolve no final da adolescência, nos homens é mais comum na infância e adolescência e nas mulheres na fase adulta. Está associado à maiores taxas de desemprego e a menor produtividade econômica. Depressão Maior e Fobia Social podem acometer os pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo ao longo da vida.
É possível ter um pouco de TOC?
Não, o TOC é uma doença que causa angústia e sofrimento em relação às obsessões e compulsões, e reduz a qualidade de vida do indivíduo podendo inclusive afetar o desempenho da vida social, do trabalho e o bem estar de uma forma geral. O fato de alguém ser organizado simplesmente não quer dizer que tenha diagnóstico de TOC.
Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico é clínico, ou seja, baseado nos sintomas do paciente. Nenhum exame laboratorial ou de imagem é utilizado para o diagnóstico.
Como se trata?
O tratamento deve ser individualizado, dependendo das características e da gravidade dos sintomas que o paciente apresenta. Em linhas gerais, utiliza-se a psicoterapia de orientação dinâmica ou cognitivo-comportamental associada com tratamento farmacológico (antidepressivos) em doses bem elevadas.
Depoimentos:
Matérias relacionadas:
Como é ter TOC?
Ter Transtorno obsessivo compulsivo é como se a pessoa perdesse o controle dos próprios pensamentos e atitudes, mas com consciência disso.
Saiba mais