Qual a diferença entre tristeza e depressão?
Qual a diferença entre tristeza e depressão?
Tristeza é uma emoção natural, que todos nós, em algum momento da vida, podemos vivenciar.
Os motivos ou causas podem ser diversos, pode ocorrer sem uma causa específica também, mas sempre passa, são momentos ruins e algumas vezes difíceis que melhoram com o tempo.
Quando falamos em Depressão, a tristeza é mais intensa do que o esperado, ou demora mais tempo para passar, pode causar prejuízos na vida da pessoa.
A sensação de tristeza pode ser a mesma, o que muda é duração, a frequência e a intensidade dos sintomas, que podem causar sofrimento significativo e uma alteração no comportamento e no temperamento de quem adoece.
Então, pensamos em Depressão quando os sintomas de tristeza são persistentes e estão associados à outros sintomas que também ocorrem de forma persistente, na maior parte dos dias. O critério diagnóstico temporal é de 2 semanas, mas a avaliação deve ser individual.
Os sinais e sintomas que nos fazem suspeitar de Depressão são os seguintes:
1) Tristeza persistente;
2) Perda de prazer pela vida, ou por atividades que antes gostava de fazer;
3) Alteração do apetite para mais ou para menos - com mudança do peso. Sem que isso seja de forma intencional;
4) Sensação de desesperança e/ou sentimentos de culpa persistentes;
5) Alteração do sono - dormir e não descansar, ou ainda ter dificuldades para iniciar o sono ou acordar antes do horário;
6) Sensação de fraqueza, cansaço como se estivesse com menos energia, menos ânimo;
7) Alteração da atenção/concentração no momento presente, com dificuldade para tomar decisões ou fazer escolhas. Pode ocorrer aumento da atenção para eventos negativos passados ou atuais;
8) Sensação de lentidão - do corpo ou da mente, ou ainda uma agitação/inquietação.
9)Pensamentos recorrentes sobre morte, pensamentos sobre morrer ou sobre não querer mais estar aqui, planos para tirar a própria vida. Em alguns casos pode ocorrer auto-mutilação, a pessoa provocar machucados em si mesma, ou ainda chegar a tentar tirar a própria vida.
10) Redução da auto-estima e do auto-cuidado;
Como é feito o Diagnóstico de Depressão? Como a pessoa pode saber que está com a doença?
O diagnóstico é clínico, ou seja, é através da consulta médica psiquiátrica.
Não existem exames que possam diagnosticar Depressão, em muitos casos eles são solicitdos para avaliar a saúde física do paciente e para afastar outras causas para os sintomas apresentados.
A avaliação é individual, segundo o DSM V o Diagnóstico de Depressão pode ser feito quando houver tristeza persistente e/ ou diminuição de prazer para atividades persistente, associados a 5 ou mais sinais/sintomas característicos (dos listado acima os itens 3 ao 9), por pelo menos 2 semanas. Após ter excluído causas físicas, uso de substâncias ou outro transtorno psiquiátrico.
Depoimentos:
Matérias relacionadas:
Tratamento para Depressão: Medo de usar medicação? Como ajudar alguém com Depressão?
Medicamentos são úteis e quando bem indicados são essenciais para o tratamento. A melhor forma de ajudar alguém é com respeito, empatia e sem julgamento.
Saiba maisO que é Depressão?
Os principais sintomas da depressão são o desânimo e a tristeza, é doença que precisa de tratamento.
Saiba mais