Mau Humor Constante? Pode ser Distima!
Todos nós temos bons ou maus momentos.
Alguns dias podem parecer ruins por diversos motivos como o relógio não despertar e não ter tempo para tomar café, ou ainda o carro estragar em um dia chuvoso, ou até mesmo uma Pandemia fechar todas as escolas e não ter com quem deixar os filhos… São situações ruins mesmo, e tudo bem não ficar de bom humor nesses momentos.
Oscilar o humor é normal.
Mas algumas pessoas permanecem de mau humor o tempo todo. Sem razão ou motivo aparente.
Nada está certo, nada é bom.
A vida vai ficando cada vez mais entediante e monótona.
Nada dá prazer.
A derrota é iminente, mesmo antes do jogo começar.
Estas pessoas podem se tornar extremamente críticas, pessimistas e negativas…
Muitas vezes preferem a se isolar ou ficam isoladas pelos outros pois sua companhia social é sempre um peso.
Esse mau humor constante pode ser uma doença, um transtorno mental chamado DISTIMA.
Distima é um tipo de Depressão, mais arrastada, mais constante, menos intensa que a Depressão Clássica, mas com bastante prejuízo para o paciente e sofrimento.
Mas, como o quadro é mais brando que uma depressão propriamente dita, muitas vezes os amigos e a família ao redor demoram para perceber que algo não vai bem com determinada pessoa, que passa a ser apenas reconhecida como muito mal humorada. As vezes o próprio paciente se reconhece assim, e pensa que é normal viver com esse sofrimento!
Um dos sintomas que mais comuns distimia é a irritabilidade (também é um dos que mais incomoda!), junto com ela pode ocorrer outros sintomas como baixa autoestima, falta de apetite e dificuldade para dormir.
Apesar de serem sintomas comuns, e que podem ser referidos por qualquer pessoa ao longo da vida, mesmo que não esteja doente… quando apresentados por um período prolongado, estamos falando em ANOS, é preciso ser avaliado!
A boa notícia: tem tratamento e é bastante eficaz. Basta procurar ajudar profissional!
Depoimentos:
Matérias relacionadas:
Qual a diferença entre tristeza e depressão?
Tristeza é uma emoção natural, todos nós em algum momento podemos ficar tristes. Na Depressão o que muda é duração, a frequência e a intensidade dos sintomas, que podem causar sofrimento significativo e uma alteração no comportamento e no temperamento de quem adoece.
Saiba maisDepressão - Porque é importante falar sobre suicídio?
Porquê falar pode salvar vidas!
Saiba mais