Anorexia Nervosa

É um transtorno alimentar que se caracteriza por três aspectos essenciais:
- Alteração no comportamento - Inanição auto-induzida, ou seja, a pessoa deixa de comer mesmo sentido fome e o corpo sem nutrientes acaba se consumindo degradando ossos, músculos e gordura corporal. Pode ocorrer debilidade extrema por falta de alimentação;
- Alteração psicopatológica - Ocorre uma busca implácavel por magreza ou ainda um medo patológico de engordar;
- Consequências fisiológicas- Sinais e sintomas de inanição como intolerância ao frio, letargia, constipação entre outros.
Causas:
É um transtorno multifatorial, não existe uma causa única,são muitos fatores que podem contribuir para o desenvolmento do transtorno, desde história familiar, fatores biológicos, fatores psicológicos, fatores sociais, eventos estressores externos, entre outros.
É comum apresentar comorbidade (aparecer junto com) outros transtornos, sendo os mais comuns Depressão e Fobia Social.
Como é feito o Diagnóstico?
Segundo o DSM V - Manual Diagnóstico e Estatístico de transtornos mentais, da Associação Americana de Psiquiatria, é necessário que ocorra restrição da ingesta de calorias que leve à um peso significativamente baixo (não consideram mais o IMC, ele é usado apenas para inferir gravidade), considerando idade, gênero, trajetória de desenvolvimento e saúde física.
Associado a um medo intenso de ganhar peso, engordar, ou ainda um comportamento persistente que interfere no ganho de peso mesmo estando com o peso baixo.
Ocorre uma perturbação no modo como a pessoa percebe o próprio corpo, o peso ou a forma corporal; que influencia de forma indevida a autoavaliação do quadro e alimenta a negação da gravidade do transtorno.
Subtipos:
É possível determinar o sutbtipo avaliando os últimos 3 meses de sintomas.
- Subtipo Restritivo;
- Subtipo Compulsão Alimentar purgativo
Subtipo Restritivo
- Nos últimos 3 meses não apresentou episódios recorrentes de compulsão alimentar ou de comportamento purgativo;
- Ocorre a ingesta extremamente restritiva.
- O emagrecimento ocorre por dieta, jejum ou exercícios físicos excessivos (nesses casos lesões esportivas são frequentes);
Subtipo Compulsão Alimentar Purgativo
- Nos últimos 3 meses apresentou episódios recorrentes de compulsão alimentar ou de comportamento purgativo (vomitos auto induzidos, diuréticos, laxantes);
- Alterna entre dieta rigorosa e episódios de compulsão ou purgação;
- Pode ocorrer comportamentos purgativos mesmo sem a compulsão alimentar em alguns momentos.
Depoimentos:
Matérias relacionadas:
Compulsão Alimentar
É o transtorno alimentar mais comum e pode causar muitos prejuízos quando não tratado. Compulsão alimentar não é apenas comer um pouco mais do que gostaria, são episódios frequentes de ingestão exagerada de alimentos associada a uma sensação de falta de controle.
Saiba maisVocê sabia que Dieta pode fazer mal para a Saúde?
Dieta não é para todo mundo. É importante antes de tudo avaliar o papel que a comida desempenha na vida da pessoa. Um pouco complicado? Então multiplica por 10… Os transtornos alimentares, como Bulimia, Anorexia, Compulsão Alimentar, são mais complexos ainda, são uma somatória de fatores!
Saiba mais