Escala de Autoavaliação para sintomas de TDAH
O Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento, de etiologia multifatorial, ou seja, condições ambientais, genéticas e biológicas elevam o risco do transtorno. As manifestações clínicas costumam iniciar na infância e tendem a persistir na adolescência e idade adulta, e caracterizam-se por dificuldade em sustentar o foco atencional, distraibilidade, dificuldades de organização e planejamento, dificuldade de manejo do tempo, inquietude e impulsividade.
O diagnóstico de TDAH é clínico, realizado após análise da história clínica detalhada e pode ser fornecido por um Médico Psiquiatra ou Neurologista.
Este questionário é denominado ASRS-18 e foi desenvolvido por pesquisadores em colaboração com a Organização Mundial de Saúde para avaliação de Adultos. Esta é a versão validada no Brasil. É uma ferramenta que serve como ponto de partida para levantamento de alguns possíveis sintomas primários do TDAH, não substitui a avaliação médica especializada.
Referência: Mattos P, Segenreich D, Saboya E, Louzã M, Dias G, Romano M. Adaptação Transcultural para o Português da Escala Adult Self-Report Scale (ASRS-18, versão1.1) para avaliação de sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) em adultos. Revista Brasileira de Psiquiatria (in press).