Autoavaliação de Depressão
O termo depressão pode designar diferentes condições, incluindo um sentimento normal de tristeza. Quando nos referimos à Depressão como doença ou Transtorno Depressivo, falamos de um quadro clínico caracterizado por sinais e sintomas que causam sofrimento significativo ou prejudicam o funcionamento diário. Geralmente, esse quadro envolve alterações no humor e/ou no comportamento, como tristeza persistente na maior parte dos dias, diminuição do prazer em atividades antes apreciadas, redução do interesse e falta de energia.
O diagnóstico de Depressão é clínico, realizado após uma análise detalhada da história e dos sintomas, e pode ser feito por um médico psiquiatra.
Esta escala de autoavaliação foi adaptada com base nos critérios diagnósticos do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e no Inventário Beck de Depressão (BDI-II), um dos instrumentos de autorrelato mais reconhecidos e amplamente utilizados tanto na pesquisa quanto na prática clínica, validado para uso no Brasil.
Importante:
-
Esta escala não é indicada para o diagnóstico isolado de Depressão, nem substitui uma avaliação médica especializada.
-
Seu uso é fundamental para avaliar a intensidade dos sintomas e acompanhar a evolução do tratamento.
-
O objetivo desta escala é ajudar você a identificar e refletir sobre a presença e a intensidade dos sintomas depressivos.
-
Não é um teste psicológico definitivo, é uma ferramenta de rastreio.
Por favor, responda às perguntas abaixo, autoavaliando-se de acordo com a forma como se sentiu na última semana, incluindo hoje.