Escala de Autoavaliação para sintomas de Depressão
O termo depressão pode designar várias condições, inclusive um sentimento normal de tristeza.Quando pensamos em Depressão como doença ou Transtorno Depressivo, o quadro é caracterizado por sinais e sintomas que causam sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento da pessoa.Há uma alteração do humor e/ou do comportamento, que pode ser caracterizada por tristeza persistente, na maior parte dos dias, diminuição de prazer pelas atividades, diminuição do interesse e falta de energia.
O diagnóstico de Depressão é clínico, realizado após análise da história clínica detalhada e pode ser fornecido por um Médico Psiquiatra.
Essa escala de autoavaliação é adaptada de acordo com os critérios diagnósticos do DSM V - O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais e do Inventário Beck de Depressão (BDI-II) que é uma das melhores medidas de autorrelato de depressão e é amplamente usado na pesquisa e na prática clínica, é um instrumento validado para o uso no Brasil.Importante ressaltar que ele não é indicado para o Diagnóstico de Depressão, e não substitui a avaliação médica especializada.O uso é muito importante para avaliar a intensidade dos sintomas e a evolução do tratamento.
Objetivo da escala é avaliar a presença e a intensidade de sintomas depressivos, não é um teste psicológico, não sendo indicada para o diagnóstico de forma isolada.
Por favor, responda as perguntas abaixo se autoavaliando de acordo com a forma como se comportou na ÚLTIMA SEMANA, incluindo hoje: